UFMA aposta em tecnologia de dados para transparência de bolsas de pós-graduação

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria AGEUFMA realizará, na próxima segunda-feira, 23, uma cerimônia online para o lançamento do Painel interativo de dados e indicadores de Programas, Discentes e Bolsas da Pós-graduação. A AGEUFMA é a segunda pró-reitoria da instituição a utilizar recursos da ciência de dados e de tecnologias digitais para atender às demandas de transparência da gestão superior.

O Painel, conhecido como dashboard, reúne dados sobre Programas de Pós-graduação (PPG), Bolsas de discentes de mestrado e doutorado, além de informações sobre discentes dos PPG. O painel, produzido no software de inteligência de dados da Microsoft (Power Bi), oferece uma visualização dinâmica, com filtros específicos para diversas informações sobre os três pilares apresentados: programas, discentes e bolsas de pós-graduação.

A ferramenta pretende ser um dispositivo de transparência ativa da gestão, com objetivo de manter a comunidade e a sociedade atualizadas com todas as informações necessárias sobre dados, infraestrutura e processos.

O evento de lançamento ocorrerá no Google Meet com transmissão para o YouTube da AGEUFMA (https://www.youtube.com/ageufma) na próxima segunda-feira, 23, às 9:30.