Secretaria de Turismo e Meio Ambiente articula cadastro de artesãos em Areinhas

Em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a cidade de Primeira Cruz agora conta com o serviço de cadastramento de artesãos, com o objetivo de emitir a Carteira Nacional do Artesão. O cadastramento ocorreu no povoado Areinhas, em Primeira Cruz, durante todo o dia desta sexta-feira 19. A Secretária de Turismo, Elisvane Gama, destacou a importância do cadastramento para o desenvolvimento de setor produtivo de artesanato na cidade.



Sobre o Programa Artesanato no Maranhão

Criado pelo Governo do Estado, o programa tem a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato maranhense de forma integrada com o turismo, visando a melhoria das condições de vida do artesão e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado.

A Carteira Nacional do Artesão é emitida gratuitamente e entregue ao beneficiário. Atualmente, o estado conta com aproximadamente 2.300 artesãos formalizados, cadastrados aptos a receberam benefícios fiscais como isenção do ICMS, capacitações e patrocínios para participação em feiras disponibilizados aos cadastrados na plataforma nacional.

Os atendimentos seguirão os protocolos sanitários contra o novo coronavírus. Os artesãos precisam levar três peças de sua autoria e uma para confecção no ato da avaliação. Também sendo necessário apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail artesaosmaranhenses@gmail.com e telefone (98) 98506 3466.