Quer passar o feriadão em Primeira Cruz? Saiba o que fazer, onde ficar e como chegar

Há tempos tenho me dedicado a prestar um serviço de muita relevância para minha cidade: divulgação turística. Esse é um dos papéis talvez mais importantes para a exploração do turismo em uma região ainda pouco modificada pela ação humana. Primeira Cruz tem um potencial turístico gigantesco, ainda inexplorado e com muitos lugares que podem te trazer muita tranquilidade e ou um roteiro repleto de aventuras. Neste post vou apresentar dicas de dois lugares que já conheci e que valeram muito a pena todo o dinheiro gasto. (Que não foi muito).


O que fazer:

Lagoa do Cassó: um roteiro ideal para quem quer relaxar bastante à beira de uma das mais famosas lagoas da região. Com águas cristalinas e um ambiente ainda pouco explorado pela ação humana, a Lagoa do Cassó tem atraído pessoas de todo o Brasil. Fica localizada no povoado Cassó e a principal entrada para este povoado é uma estrada de terra às margens da MA 402. Cuidado! Normalmente o acesso se limita a veículos traçados 4X4 e para chegar à Lagoa, são 20km de distância da MA 402.




Lagoa D'areia: para quem quer um ambiente verdadeiramente natural. A Lagoa D'areia fica localizada no povoado Campo Novo, 20km de distância da sede de Primeira Cruz. Para ter acesso, você deverá passar por Santo Amaro e procurar alguma agência de turismo ou fretar uma veículo na sede de Primeira Cruz, haja vista que o acesso é bastante difícil.




Onde ficar: diversas pousadas e hotéis oferecerem uma excelente hospitalidade na Lagoa do Cassó, por exemplo. Você pode tentar contato com as pousadas Porto dos Ventos, Porto do Cajú e ou Pousada do Gaúcho. As mais famosas da região. Mas reserve sempre sua estadia com antecedência. As três pousadas citadas possuem cadastro nos melhores sites de buscas de hotéis do Brasil. No caso da lagoa D'areia, a pousada mais próxima fica na sede de Primeira Cruz. Você pode contatar o Hotel Guarás, a Pousada da Cristina e a Pousada São Raimundo.



Como chegar: para ter acesso à Lagoa do Cassó, sugiro você contratar uma empresa especializada em turismo para a região. Normalmente existem bate-e-voltas com um ótimo custo-benefício saindo da cidade de São Luís. A Graça Transtur, por exemplo, é uma empresa que oferece esse serviço. Para ter acesso à Lagoa D'areia, será um pouco mais difícil. A localidade ainda é inexplorada e exige alto grau de deslocamento. Inicialmente você precisará ir para a sede de Primeira Cruz e fretar um veículo para ter acesso ao povoado Campo Novo. O acesso, apesar de difícil, é bastante divertido e repleto de paisagens maravilhosas.