Prefeitura de Humberto de Campos é bem avaliada em transparência pelo Tribunal de Contas do Estado

A cidade de Humberto de Campos foi bem avaliada no quesito transparência, do Relatório de Fiscalização e Acompanhamento de Portais de Transparências dos municípios do Maranhão, publicado no último dia 10 de agosto, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA). Um dos principais objetivos desse relatório, é a verificação do cumprimento dos aspectos fundamentais previstos na Constituição Federal no quesito transparência.

O Prefeito Luís Fernando comemorou em suas redes sociais a nota conquistada: 8,69. Ficando à frente de cidades próximas como Morros (8,6); Santo Amaro (2,27) e Primeira Cruz (5,65). A cidade avançou de 4,49 para 8,69 em 2021.

O relatório avaliou diversos quesitos do Portal de Transparência de Humberto de Campos, como a disponibilidade de uma site para apresentar dados sobre a cidade; se o site possui ferramentas de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação; se o site possui informações básicas como: estrutura organizacional, endereços, telefone, horário de atendimento; espaço para perguntas e respostas mais frequentes.

Outros quesitos comunicacionais pesquisados pelo TCE/MA, por exemplo, foram se existe, no município, algum Canal de Comunicação com cidadão do tipo ‘Fale Conosco’, que permite ao interessado comunicar-se com órgão por via eletrônica ou telefônica.

Detalhes de informações sobre Receitas, Despesas, Diárias, Licitações, Contratos, Transferências financeiras e Recursos Humanos também foram avaliados.

Para acompanhar o ranking de transparência do TCE/MA, acesse: https://apps.tce.ma.gov.br/avaliacao-transparencia/#/