Fundado Sindicato dos Técnicos Agentes de Saúde Comunitária e Combate às Endemias


Na tarde da última segunda-feira, 04, foi realizada uma assembleia de reestruturação do Sindicato dos Técnicos Agentes de Saúde Comunitária e Técnicos em Agentes de Combate às Endemias do Maranhão. A entidade, agora reestruturada, abrangerá profissionais com formação técnica nas áreas de Agente de Saúde e de Agente de Combate às Endemias. A assembleia abordou diversas questões sobre a conjuntura sindical de direitos aos trabalhadores de ambas as áreas.

A meta é levar o sindicato para dezenas de municípios que já têm profissionais com formação técnica. Na avaliação do Coordenador Geral, Sérgio Gutemberg, o Sindicato nasce com uma gestão experiente e inovadora "temos, pela primeira vez, a oportunidade de descentralizar a gestão com os cargos de coordenadores no sindicato. Essa forma de gestão atende a um princípio importante para a renovação sindical de que tanto o movimento sindical precisa", destacou Sérgio Gutemberg.

Conceição de Amorim Pimenta, Coordenadora de Sub-sedes, reforçou as palavras do Coordenadora Geral e destacou a importante mudança no movimento sindical nessa conjuntura política atual.

A Direção empossada SINTASCE, escolheu a data de 4 de outubro, como parte comemorativa ao Dia Nacional dos Acs e Ace. Foi realizado, inclusive, um debate sobre os principais pontos de luta nacional e estadual, considerando a PEC 14/21 (PEC da Federalização e da Desprecarização; a indicação dos CBOs Técnicos; apoio a formação técnica completa e de nível médio; apoio à construção e constituição do Conselho de Classe das duas profissões. "Sem esquecer as lutas do nosso estado a qual estratégias estarão sendo montadas para entregá-las . Neste dia 04 de outubro o SINTASCE se congratula nestas lutas e defende a unificação das categorias , um novo dia , um novo momento" finalizou o Coordenador Geral, Sérgio Gutemberg.