Assistência Social: Primeira Cruz contratará empresa para logística de pessoas em vulnerabilidade

Assistência Social: Primeira Cruz contratará empresa para logística de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica e em tratamento de saúde



Um dos principais desafios da cidade de Primeira Cruz, no que se refere à questão do acesso a serviços essenciais, é o alto grau de logística. Trata-se de uma dificuldade histórica, mas que tem sido bem trabalhada por algumas Secretarias do município.

Para resolver isso, a Prefeitura Municipal de Primeira Cruz, por meio da Secretaria de Assistência Social, licitará no próximo dia 16 de novembro de 2021, por meio de pregão eletrônico, a contratação de Pessoa Jurídica para Transporte de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de pacientes em tratamento fora do domicílio – TFD.



O que é o TFD


O Tratamento Fora de DomicílioTFD, foi instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde). Trata-se de um instrumento que pretende garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas.


Ações articuladas: SEMUS e SEMAS


Vale lembrar que ambas as Secretarias: Saúde e Assistência Social têm trabalhado positivamente no sentido de garantir acesso à saúde em um município com dificuldades logísticas tão gritantes como Primeira Cruz. Diversas são as ações desenvolvidas em articulação por ambas as Secretarias e, inclusive, o atendimento à imprensa tem sido bastante positivo.