Últimos quatro comunicados da Caema culpam Equatorial por falta de água em Primeira Cruz

A população da cidade de Primeira Cruz tem enfrentado sérios problemas com relação ao abastecimento de água na cidade. Desde março de 2021, bairros como Sertãozinho, Capim Açú, Mariana e Centro, na sede da cidade, são os mais prejudicados com a falta de água.

A Companhia de água e Esgoto do Maranhão (Caema) tem tentado solucionar o problema com a publicação de comunicados de parada de abastecimento por conta de um suposto problema na infraestrutura elétrica da cidade. O primeiro comunicado de paralisação total do abastecimento se deu ainda em março de 2021, em que a Caema alegou “queda de energia elétrica”, afetando todo o município. O segundo, em agosto, destacou o mesmo problema, afirmando que o fornecimento de água seria retomado após reparos. Os dois últimos comunicados mais recentes são de setembro (8 e 28) do mesmo mês.



No último comunicado, a Caema alega que a parada temporária do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) se dá por falhas no sistema elétrico, entretanto, populares continuam reclamando do problema em diversos povoados e bairros da sede do município.

A equatorial, por sua vez, tem trabalhado no melhoramento do abastecimento elétrico, inclusive, com a criação da Subestação Lençóis, ainda em setembro, mas pelo que se pode perceber, o problema não foi resolvido.


Recentemente o Conselho Comunitário pela Paz (CCP) solicitou esclarecimentos para a Caema sobre a situação, contudo, de acordo com representantes do CCP, os clamores não são atendidos.


Com a palavra, a Equatorial...


NOTAS DEBOCHADAS:


Mapa hidrológico maranhense

As características hidrológicas do Maranhão são totalmente favoráveis ao bom fornecimento de água, considerando que o Estado é, inclusive, um dos locais com menos dificuldade de acesso aos lençóis subterrâneos. Primeira Cruz, portanto, faz parte da região dos Lençóis Maranhenses, lugar onde as águas subterrâneas estão a menos de 3 metros de profundidade, ENTRETANTO, sem energia boa, como fica o abastecimento?


Até a internet

Em setembro noticiamos a reclamação de empresas de internet que interromperam o abastecimento na cidade por conta das quedas de energia constantes. Não é só a água. Além de fedendo, estamos sem poder postar nossos stories. Relembre: https://www.luciosilva.blog.br/post/%C3%A1gua-e-internet-t%C3%AAm-fornecimento-prejudicado-por-constantes-problemas-de-energia-em-primeira-cruz


Equatorial, Prefeitura e a estrada

Nos corredores do Palácio da Municipalidade, correm os boatos (verdadeiros) dos clamores incessantes do Prefeito, contudo, as conversas informais destacam que a Equatorial está com "problemas" para melhorar a infraestrutura elétrica da cidade, por conta do algo grau de deslocamento de equipamentos para a sede.